E-mail: Senha:
Recuperar Senha
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS
DE REPRODUÇÃO AUTOMÁTICA DE ÁUDIO E VíDEO E SIMILARES

O que È Jukebox? (conceito funcional)

JUKEBOX é um equipamento de autosserviço para entretenimento musical, instalado em ambientes comerciais para prover a sonorização ambiental, com grande capacidade de armazenamento e execução de músicas e videoclipes musicais. JUKEBOXES são equipamentos similares a vending machines (maquinas de venda automática de salgados, refrigerantes e outras bebidas). Porém, ao invés de "dispensarem" produtos físicos, executam a seleção musical ambiental. JUKEBOX é um conceito de serviço ligado à cultura, lazer e entretenimento, que não se confunde com a modalidade de jogos recreativos.

TECNOLOGIAS:
 Digital: na qual existe um computador e monitor "embarcados" na Jukebox. Neste caso o armazenamento de fonogramas é realizado em um HD (Disco Duro), requerendo do proprietário/operador do equipamento uma licença prévia para armazenamento dos titulares de direito autoral, conforme prevê a Lei 9610/98;
 Eletromecânico: cujo funcionamento é eletromecânico e o conteúdo musical é essencialmente formado por um número de CDs (ou, nas mais antigas, de discos de vinil).

INTERFACE
O usuário interage com a JUKEBOX por meio de teclados, botões ou outros dispositivos, pelos quais seleciona as músicas e/ou vídeos de sua preferência através de um catálogo disponível para consulta, para que sejam executados na sequência, obedecendo uma ordem de entrada (fila de espera).

CONTROLE DE VOLUME:
Nas duas tecnologias disponíveis no mercado é possível programar os níveis de volume de execução musical, seja pelos programas operacionais, sem necessidade de ação do usuário e de modo automático. Este recurso é previsto para garantir que o funcionamento do equipamento possa obedecer a qualquer legislação de restrição de ruídos (em decibéis), em qualquer horário diurno ou noturno.

SISTEMAS DE PAGAMENTO
A JUKEBOX pode estar equipada com:
a)validadores de cédulas (bill acceptors) e/ou;
b)moedeiros/ficheiros mecânicos e eletrônicos;
c) cartões magnéticos para débito ou crédito.

NOMENCLATURA COMUM NO MERCOSUL (NCM)
Há um sistema harmonizado criado de acordo com a definição estabelecida entre os países do MERCOSUL. Este sistema classifica as mercadorias e é denominado NCM. A NCM é composta de oito dígitos. A NCM historicamente utilizada para classificação de jukebox é:

85.19.20.00 Aparelhos de gravação de som; aparelhos de reprodução de som; aparelhos de gravação e de reprodução de som. -Aparelhos que funcionem por introdução de moedas, papel-moeda, cartões de banco, fichas ou por outros meios de pagamento.
Os códigos estabelecidos neste sistema harmonizado são os mesmos usados na Tabela de Produtos Industrializados – TIPI e, portanto, devem ser aplicados na classificação fiscal na produção de jukeboxes.

VARIAÇÕES DE GABINETES
Os tipos mais comuns são "jukeboxes de chão ou piso" que são móveis completos, equipados com rodízios para movimentação e com o sistema de som incorporado, ou ainda "jukeboxes de parede", comumente fixadas nas paredes do estabelecimento comercial, com caixas de som separadas, visando uma melhor distribuição de som e um menor espaço para instalação.







Mapa do site



APROVA - Associação Brasileira Das Empresas de Reprodução Automatica de Audio e Vídeo


Av. Bernardino de Campos, 185 – Sobreloja – Paraiso – CEP: 04004-050 – São Paulo (SP)

Telefone 55 11 3262-1388 - CNPJ 51.705.655/0001-04

Peach Brasil